Estudo do Ministério de Minas e Energia também revela aumento do consumo residencial

Em 2050, 24% do aquecimento de água das residências será feito através de energia solar. Essa é apenas uma das previsões “amigas do meio ambiente” feitas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para o Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050).

O documento projeta que até 2050 seja feita a instalação de aproximadamente 250 m² de painéis de aquecimento através de energia solar para cada 1.000 habitantes. De acordo com o estudo, o uso do sol para gerar energia elétrica (ou a geração de energia solar fotovoltaica) nas residências também deverá crescer. A projeção é que com a instalação de placas para captar a luz solar nos domicílios, 13% do total das residências será atendida por essa energia: aproximadamente 15 milhões de domicílios com a tecnologia.

Dúvidas sobre como utilizar a energia solar no seu condomínio? Clique aqui!

Demanda por energia deve crescer para climatização e entretenimento

Para os estudos sobre a demanda de energia no cenário até 2050, o PNE aponta que o consumo de energia elétrica pelas residências quase triplicará até 2050, representando um crescimento anual de 2,8%. A justificativa é de que, com o aumento da renda da população, a aquisição de equipamentos para climatização e entretenimento nos lares brasileiros deverá crescer, aumentando assim o consumo de energia elétrica.

Considerando que o consumo de energia elétrica para manter refrigeradores é hoje o primeiro da lista de maiores gastos, o estudo prevê sua queda para a terceira posição. O consumo de energia para alimentar os climatizadores será aproximadamente de 35% do total, em 2050 (atualmente representam 23% do consumo da eletricidade residencial), e os equipamentos de entretenimento serão responsáveis por 26% do consumo de um lar, partindo dos atuais 15%.

O PNE 2050 é um documento que serve ao planejamento estratégico nacional, possibilitando visualizar o incremento da oferta de energia nesse horizonte, mediante estudos de cenários socioeconômicos e de demanda de energia. A partir de seus resultados, são elaboradas as ações e políticas para garantir a segurança e a qualidade do suprimento energético ao longo prazo estabelecido.

Viram como é importante controlar o consumo de energia e investir em fontes alternativas, como a energia solar? Acesse a categoria ENERGIA e fique por dentro de como economizar energia em casa e no seu condomínio!

*Fonte: Rio Capital da Energia

Comentários