Vem aí mais um horário de verão, período que vai de outubro a fevereiro, no qual moradores de 10 estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal) adiantarão seus relógios em uma hora. Este ano, os relógios deverão ser adiantados a partir da meia-noite de domingo 16 de outubro. O horário de verão está previsto para encerrar a meia-noite do dia 19 de fevereiro de 2017.

Lei mais: Horário de verão altera rotina de condomínios

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a economia estimada é de R$ 147,5 milhões, referentes, principalmente, ao custo que será evitado com usinas térmicas durante o período. Mas e você que mora em condomínio, como pode aproveitar este período para também economizar nas áreas comuns do prédio e dentro da sua casa? A principal dica é aproveitar ao máximo esta horinha a mais de sol! Quer saber como? Confira nossas dicas:

– Ainda está claro? Não acenda as luzes!

O horário de pico de consumo de energia vai de 18h às 21h e é justamente neste período que devemos economizar mais! Em várias regiões, teremos luz natural até praticamente às 20h, portanto, deixe a luz natural entrar em sua casa e nas áreas comuns do condomínio! Mantenha as janelas e cortinas abertas, pois, além de permitir a entrada da luz, você promoverá a troca de ar com o ambiente externo. Acenda as luzes apenas quando escurecer de fato, salvo naquelas áreas em que a luz representa segurança ao local.

– Não bloqueie a luz solar dentro dos ambientes

Se você tem algum armário, guarda-roupa ou qualquer móvel em frente a alguma janela que esteja impedindo a entrada da luz natural, repense o posicionamento destes móveis.

– Programe mais atividades ao ar livre

Com os dias mais longos, passeios em parques, florestas e praias podem ser estendidos e a volta pra casa pode demorar um pouco mais. Aproveitar a praia no fim do dia é uma ótima pedida, pois, além de não estar mais aquele calorão, ainda haverá luz natural!

– Ambientes com cores claras refletem melhor a iluminação solar

Se você tem planos para pintar sua casa ou condomínio, invista nas cores claras!

Leia mais: Economize energia no elevador do seu condomínio

Outras dicas importantes:

– Troque as lâmpadas pelas de LED

Caso sua casa ou condomínio ainda não tenha adotado as lâmpadas de LED, este pode ser um bom momento para realizar esta mudança. Aproveite este período propício para a economia de energia e aposte nestas lâmpadas que são comprovadamente mais eficientes.

– Tome banhos frios

Com os dias mais quentes, que tal encarar um banho frio? Além de aliviar o calor, você também aliviará sua conta de luz no final do mês, pois o chuveiro elétrico é um dos grandes vilões de consumo de energia! Se mesmo com o calorão você não conseguir encarar um banho gelado, lembre-se de alterar a configuração do chuveiro para o modo “verão”, pois o consumo de energia será um pouco menor.

Todo dia é dia de economizar, mas, durante o horário de verão, você pode fazer isto aproveitando o que sua cidade tem de melhor por mais tempo! Aos finais de semana e feriados, reúna a família e os amigos e realize atividades que propiciem o contato com a natureza! Essa energia que você receberá não pesará no bolso e deixará o corpo mais leve! 😉 Gostaram das dicas? Então, compartilhe com seus amigos e vizinhos!

Comentários