5ª edição do evento reúne especialistas e fornecedores com foco em melhorias para condomínios
Nos dias 23 e 24 de setembro, o Secovi Rio realizou a 5ª edição da sua tradicional Feira Secovi Rio de Condomínios. Com o objetivo de reunir síndicos, administradoras e fornecedores do mercado para trocar experiências e compartilhar soluções, o evento teve a sustentabilidade como mote principal e levou aos visitantes práticas de gestão e iniciativas de cunho sustentável para o Condomínio Ideal. Confira abaixo um pouco do que rolou durante os dois dias de evento.
Lançamento Guia do CondomínioUm dos destaques do evento foi o lançamento oficial do Guia do Condomínio, uma cartilha com orientações sobre temas fundamentais para edifícios, como manutenção, boa convivência, segurança e é claro, sustentabilidade. Os painéis de debate foram abertos com a presença do deputado estadual Luiz Paulo, que falou sobre a Lei da Autovistoria obrigatória para condomínios do Rio de Janeiro ao lado do Vice-Presidente de Assuntos Condomínios do Secovi Rio. Para o deputado, a cultura da autovistoria ainda não teve muita adesão por afetar o bolso do cidadão.
“A autovistoria tem um preço a ser pago pelo condomínio e, para minimizar o custo, é preciso que os profissionais tenham uma estimativa de prazo e custo de acordo com o fluxo de caixa do condomínio” – colocou Luiz Paulo.
Doações de alimentos superam expectativas durante eventoPara garantir a entrada na Feira Secovi Rio, os visitantes precisavam apenas contribuir com um 1 kg de alimento não perecível, que foram doados ao Banco Rio de Alimentos, entidade parceira do Sindicato em diversos eventos. Este ano, a Hidroluz, empresa de tecnologia em instalações hidráulicas, deu um exemplo de solidariedade e cidadania doando meia tonelada de alimentos não perecíveis à instituição.
“Doar esses alimentos é uma forma de contribuir para um mundo melhor. Isso vai ao encontro do nosso negócio, que busca oferecer conscientização sobre a utilização racional dos recursos naturais” – afirmou o diretor da Hidroluz, Luiz Carvalho.
Sustentabilidade na prática: por onde começar?
Quem melhor do que vocês para falar sobre práticas sustentáveis em condomínios? Com a participação dos síndicos Henriette Krutman e Helio Breder, e do condômino Eduardo Saggese, nossos leitores e parceiros aqui do Blog, o debate sobre sustentabilidade na prática foi um sucesso!
O painel mostrou como a importância de se planejar melhorias e implantar ações sustentáveis de forma integrada e financeiramente viável. Mediado pela jornalista Luiza Marinho, responsável pelo conteúdo do Blog, o debate contou ainda com a participação do porteiro Beto, braço direito da síndica Henriette Krtuman na administração do Edifício Augusto Cesar Cantinho, em Botafogo.
Clique aqui e conheça as ações sustentáveis do condomínio da Henriette!
Como atingir o Condomínio Ideal?Este foi o grande questionamento do painel Princípios para um Condomínio Ideal, que contou com a participação de especialistas de diversas áreas na discussão de temas como boa convivência, redução de custos e segurança.
O painel foi destaque do segundo dia de evento e contou com mediação do Vice-Presidente Administrativo do Secovi Rio, Ronaldo Coelho Neto.
Prêmio Secovi Rio homenageia síndicos com cases de sucessoO encerramento da Feira foi marcado pela cerimônia de entrega do Prêmio Secovi Rio nas categorias Condomínio Sustentável e Mídia, que premiou a jornalista Raphaela Ribas, do Jornal o Globo. A grande vencedora da categoria Condomínios Sustentável foi a síndica Maria Auxiliadora Patrício, representante do Condomínio do Edifício Bandeirante Capitão Domingos, em Todos os Santos. Visivelmente emocionada, ela comemorou o cheque de R$ 10 mil, que contribuirá para realizar melhorias no edifício.
“Vou chegar fazendo a maior festa no prédio! A consciência do dever cumprido vale mais do que qualquer valor numérico” – disse a síndica durante o coquetel que precedeu a premiação.
Os condomínios Portofelice, na Barra da Tijuca, e Gold River, no Maracanã, ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.