No Dia Nacional do Doador de Sangue, saiba como doar e salvar vidas

Você sabia que em 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue? Isso mesmo. Hoje, comemora-se em todo o país este ato voluntário que pode salvar muitas vidas. E este ano, o Hemorio, hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, preparou dois dias inteiros (25 e 26/11) de coletas no Largo da Carioca, Centro do Rio, para receber doadores de sangue entre 9h e 17h. Com a campanha #Doe400ml, o órgão mostra aos voluntários que com uma única doação você pode ajudar a salvar vidas.

Muito mais que uma boa ação, doar sangue é uma forma de expressar cidadania e respeito ao próximo, ações que também fazem parte de uma rotina sustentável. A jovem Juliana de Aquino Costa (foto acima) fez sua primeira doação de sangue na tarde de hoje durante a campanha no Largo da Carioca e pelo sorriso no rosto dá pra ver que esse papo de dor não existe né? Muito pelo contrário, a sensação de poder ajudar a quem precisa é incrível.

Historicamente, o Hemorio registra três grandes períodos de queda nas doações: fim de ano, Carnaval e férias de julho. De novembro até o carnaval, o número de doações chega a ser reduzido pela metade e é justamente neste período que a demanda aumenta devido ao crescimento de acidentes nas estradas por conta das festas, o que faz com que as emergências dos hospitais necessitem estar sempre abastecidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue. Para atender às necessidades básicas do sistema de saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que pelo menos 5% da população seja doadora. Ainda estamos longe do ideal, mas você pode fazer a sua parte para ajudar a mudar essa realidade. Doe sangue, salve vidas e ajude a divulgar a importância deste ato de solidariedade.

Saiba como, onde e quem pode doar
  • Para ser um doador de sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho), ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.
  • Não é necessário estar em jejum para doar sangue.  O voluntário deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes.
  • Jovens com 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação –  Imprima o documento de autorização aqui.
  • No Rio de Janeiro ainda há mais 26 postos públicos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio, e todos eles também estão precisando de doadores, como o Hospital dos Servidores e o Inca, no Centro, o Pedro Ernesto, em Vila Isabel; da Posse, em Nova Iguaçú; Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras.  Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque Sangue (0800 282-0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação no Hemorio com hora marcada.
  • O Hemorio funciona todos os dias, das 7 às 18 horas, fica na Rua Frei Caneca, 08 (ao lado do Campo de Santana), no Centro.

Quem não for do Rio de Janeiro e quiser doar, basta procurar o hemocentro responsável pela coleta de sangue no seu Estado. O importante é participar dessa corrente pela vida! 😉

Comentários