Os canudos feitos de plástico são grandes vilões para o meio ambiente. Assim como os copos e talheres descartáveis, os canudos são usados por curtos períodos e pouco depois são descartados. Segundo a campanha The Last Plastic Straw (O Último Canudo de Plástico, em tradução livre), nos Estados Unidos, são consumidos cerca de 500 milhões de canudos de plástico todos os dias. Para se ter uma ideia, com esta quantidade de canudos seria possível dar duas voltas e meia na circunferência da Terra.

Em geral, os canudos são produzidos a partir de materiais não biodegradáveis e, apesar de possível, dificilmente são reciclados. Além de despertarem pouco interesse nas empresas de reciclagem, eles são descartados de forma incorreta. Por isso é importante que as pessoas repensem a utilização do canudo. Sempre que possível, evite usá-lo! Consuma a bebida diretamente do copo. E, caso seja necessário mesmo o seu uso, que tal fazer isso de forma mais sustentável?

Canudos reutilizáveis

Parece que algumas bebidas foram feitas para serem consumidas com canudos, não é mesmo? Mas, se utilizar canudos de plástico é uma péssima escolha para o meio ambiente, será que o caminho é abdicar dessa prática? A resposta é “não necessariamente”. A melhor opção ainda é beber direto do copo, mas já existem algumas alternativas sustentáveis ao plástico. Confira abaixo.

Canudos de vidro, inox e bambu

Uma das opções disponíveis no mercado são os canudos produzidos com materiais laváveis. Dessa forma, após consumir a bebida, basta lavar o canudo e ele estará pronto para ser reutilizado.

  • Vidro

Diga “não” aos canudos de plástico!Os canudos de vidro não costumam aderir restos de alimentos e, por serem transparentes, facilitam a limpeza. Geralmente são resistentes a quebras. Acompanham escova de limpeza e capinha protetora feita com tecido reaproveitável. Veja mais aqui:

  • Inox

Diga “não” aos canudos de plástico!Feitos de inox, estes canudos estão livres de BPA e ftalatos. Podem ser lavados manualmente ou na lava-louças. Estão disponíveis em duas versões: reto e curvado. A limpeza do canudo pode ser feita com uma escova de nylon. Saiba mais.

  • Bambu

Diga “não” aos canudos de plástico!O canudo de bambu é feito de forma artesanal, a partir do reaproveitamento de materiais. Também possui escova para limpeza e uma capa de tecido 100% algodão. Confira.

Leia mais: Supermercado inaugura corredor sem plásticos

Canudo comestível e biodegradável

Diga “não” aos canudos de plástico!Estes canudos são feitos com açúcar, gelatina e amido de milho e podem ser aromatizados com seis sabores diferentes: limão, lima, morango, canela, maçã verde e gengibre. O “Sorbos” pode durar até 40 minutos em contato com bebidas frias, e os fabricantes garantem que o sabor do líquido não é alterado. Se ingerida, cada unidade tem 24 calorias. Confira.

Leia mais: Adidas e seus produtos feitos com plástico dos oceanos

Canudo dobrável

Diga “não” aos canudos de plástico!Que tal um canudo compacto? Achou estranho? A gente explica (risos)! Feito com aço inoxidável, o Final Straw é um canudo dobrável que pode ser anexado ao seu chaveiro. Possui uma escovinha para limpeza, e seu case colorido é produzido com materiais recicláveis. Este canudo está participando de uma campanha de financiamento coletivo. Veja mais aqui.

Como vimos, já existem alternativas sustentáveis ao plástico, mas ainda assim fica a reflexão: você realmente precisa utilizar um canudo para consumir sua bebida preferida? Se sua resposta for “sim”, lembre-se: diga “não” ao canudo de plástico! Opte por um canudo reutilizável.

Comentários