Entenda os termos verdes mais comuns no universo da sustentabilidade

Para quem convive diariamente com os dilemas e as responsabilidades de administrar um condomínio de forma sustentável pode parecer simples, mas muita gente ainda desconhece o verdadeiro significado de grande parte dos termos comumente citados pela mídia ou presentes em artigos e textos que abordam questões sustentáveis do mercado imobiliário, tanto na área comercial, como na residencial.

Com a disseminação da cultura verde se tornando cada vez mais forte no Brasil, é natural o crescimento do número de pessoas preocupados em manter seus prédios – e bolsos – longe do consumo excessivo de recursos naturais. Se você se encaixa neste grupo de “novatos” dispostos a conhecer melhor os termos que constituem o dicionário da sustentabilidade em condomínios, encontrou a leitura certa.

Palavras para ter na cabeça!

Veja aqui as definições fundamentais para compreender a sustentabilidade em condomínios:

GreenwashingPrática empresarial de promover boas ações ambientais para desviar a atenção das falhas em relação ao meio ambiente. Normalmente, são estratégias de marketing não vinculadas ao negócio da empresa, utilizadas para divulgar ações comuns como se fossem verdes.

GreenbuildingProcesso de concepção e construção, que utiliza técnicas para minimizar os impactos ambientais e reduzir o consumo de água e energia de um edifício, contribuindo para a saúde e a produtividade de seus ocupantes.

Desenvolvimento Sustentável – Crescimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atendimento às necessidades das gerações futuras, o que prevê um investimento em desenvolvimento social e econômico equilibrado a um uso razoável de recursos naturais, visando preservá-los.

Economia VerdeConjunto de processos produtivos, que ao ser aplicado em um determinado local, possa gerar um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.

Edifício VerdeConstrução planejada ou adaptada para reduzir os impactos ambientais causados pela mesma. Para ser verde, um edifício deve ser certificado desta forma, como vimos aqui.

Energia RenovávelEnergia resultante de fontes naturais capazes de se regenerar, como as energias provenientes da biomassa, eólica, geotérmica, hidráulica e solar. Para saber mais, acesse a categoria ENERGIA.

LEEDUm sistema de certificação de edifícios novos e existentes com base na eficácia ambiental. A certificação LEED (Leadership n Energy and Environmental Design) reúne mais de 60 critérios diferentes para a classificação de construções. No Brasil, o selo LEED é representado oficialmente pelo GBC Brasil – Green Building Council Brasil, desde 2007, sendo a primeira certificação para construções sustentáveis a chegar ao país. Para mais detalhes, confira o post Por trás das certificações – Parte I.

ReciclagemProcesso de recuperação de materiais considerados lixo, podendo transformá-los em novos produtos. Os materiais que mais se prestam ao processo são papel, alumínio, vidro e plástico. Acesse a categoria LIXO e saiba como reciclar.

ResíduoTermo utilizado para qualquer material – gás, líquido ou sólido – resultante de processos de produção, extração de recursos naturais, execução e utilização de produtos e serviços.

Telhado VerdeTambém chamado de ecotelhado, é a cobertura vegetal no topo de um edifício ou casa. Esses telhados são capazes de reduzir o escoamento de chuvas, ajudam na economia de energia e melhoram o nível de ruídos nas cidades. A cobertura vegetal nos telhados atua como isolante térmico e a temperatura pode sofrer uma pequena oscilação, reduzindo em até 20% o custo de aquecer ou esfriar o edifício abaixo deles.

Muitos outros termos compõem o dicionário verde dos condomínios e para consultá-los sempre que preciso seguem duas dicas de peso, uma em inglês e outra brasileira: Sustainability Dictionary e Glossário do Planeta Sustentável. Todas as definições apresentadas acima foram retiradas destas duas fontes.

Tem dúvida sobre algum termo não listado acima? Deixe nos comentários que a gente responde!

Comentários