Ter uma vida saudável vivendo em uma cidade grande não é uma tarefa muito fácil. Estar rodeado por asfalto, concreto, carros, ônibus e caminhões está longe de ser o ambiente ideal quando falamos em qualidade de vida da população. Como já vimos aqui no blog, áreas verdes fazem bem à saúde, mas, infelizmente, nem todo mundo tem fácil acesso a locais que propiciem contato com a natureza.
Como consequência, parte da população dessas cidades sofre com problemas respiratórios causados pela péssima qualidade do ar. Para se ter uma ideia, segundo a World Health Organization, 90% de todos os habitantes das cidades respiram ar poluído todos os dias. Além disso, estima-se que 7 milhões de pessoas morrem anualmente devido à poluição do ar. Tais dados são preocupantes e evidenciam a importância de se ter um refúgio verde para onde correr. Se o bairro em que você mora não possui um espaço como este, que tal criar uma área verde dentro do seu condomínio?
Confira abaixo algumas dicas que separamos para você:
- Escolha do espaço
O primeiro passo para criar uma área verde dentro do condomínio é identificar o local mais apropriado para recebê-la. Parece óbvio, porém, uma decisão errada nesta etapa poderá arruinar seu futuro refúgio verde. O local escolhido é que vai definir o tipo de área verde que o prédio receberá.
- Definição das espécies
É possível plantar uma árvore? Investir em uma horta vale a pena? As plantas podem ser robustas ou precisam ser rasteiras? Essas são algumas perguntas que você precisa ter em mente para que a escolha das espécies seja assertiva.
Se escolher plantar uma árvore, é fundamental informar-se sobre o desenvolvimento da espécie. A árvore cresce muito? Como se dá o crescimento de suas raízes? Ela precisa de muita poda? Para tirar estas e outras dúvidas, sempre procure a ajuda de um especialista. 😉
- Diferenciais darão um toque especial
Invista em alguns diferenciais para tornar o espaço ainda mais atrativo para moradores e visitantes. Sempre respeitando a área disponível, coloque bancos, mesinhas, cadeiras ou até mesmo redes. Seu refúgio verde precisa ser um espaço para relaxamento, trazendo paz e ajudando, ao menos um pouquinho, a renovar as energias.
- Atenção à manutenção
Depois que sua linda área verde estiver pronta, será fundamental investir na manutenção do espaço. Os funcionários do condomínio precisam ser treinados para realizar a manutenção adequada da área.
Uma ideia bacana é incentivar os moradores a cuidar das plantas. Se optar por uma horta comunitária, que vai proporcionar alimentos fresquinhos aos moradores, o espaço pode se tornar também um local de aprendizado, especialmente para as crianças!
- Não tem espaço? Monte um jardim vertical!
Muitos condomínios não dispõem de grandes áreas para a implantação de refúgios verdes. Então, uma boa alternativa para estes prédios é o jardim vertical. É possível, simplesmente, pendurar diversos vasos na parede ou, se preferir algo mais elaborado, os muros podem ser preenchidos com vegetação. Se no projeto do seu jardim vertical for possível incluir irrigação através do reaproveitamento da água da chuva, não pense duas vezes! 😉
Agora que você já anotou todas as nossas dicas, procure um especialista e comece a planejar seu refúgio verde! Apresente um projeto bacana na assembleia, ressaltando todos os benefícios que o local trará. Vale lembrar que, além de proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar aos moradores, as áreas verdes valorizam o condomínio. Compartilhe com seus vizinhos e amigos! 🙂