Já falamos aqui no blog que o quanto antes inserirmos a sustentabilidade na rotina das crianças, mais cedo elas entenderão que as atitudes que tomamos hoje são determinantes para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, para o nosso futuro. Ensinar e educar não são tarefas fáceis, mas, com jeitinho e paciência, é possível deixar o assunto mais lúdico e atrativo aos pequenos.
Uma boa dica é ensiná-los de forma leve e divertida, seja através de uma gincana, atribuição de pequenas responsabilidades ou explicando na prática o funcionamento das coisas. Confira abaixo algumas sugestões de abordagens que ajudarão as crianças a entenderem melhor a importância da sustentabilidade em nosso dia a dia.
– Cuidado com as plantas:
Incentive as crianças a cuidarem das plantas de casa e explique a importância delas para o meio ambiente! Sabe aquele experimento de plantar feijão no algodão? Que tal utilizar esta abordagem para mostrar as etapas do desenvolvimento de uma planta? Ao acompanhar de perto as sementes germinando, as crianças aprenderão na prática que as espécies precisam de cuidados especiais, como água e luz, para crescerem de forma saudável.
Importante: lembre a criança de nunca deixar água acumulada nos pratinhos das plantas! É preciso ter cuidado com a reprodução do mosquito Aedes Aegypti e as doenças que ele pode causar!
Leia mais: Saiba qual a planta ideal para cada cômodo da casa
– Reaproveitamento da água da chuva:
Se você mora em casa, deixe alguns baldes enchendo no jardim em um dia chuvoso. Caso você more em apartamento, desça até uma área aberta do prédio para recolher a água. A quantidade armazenada pode ser usada para regar as plantas ou despejada nos vasos sanitários. Infelizmente não conseguimos reaproveitar toda água da chuva, mas é importante explicar às crianças que tudo que puder ser reaproveitado evitará o desperdício e reduzirá os gastos com água.
Vale lembrar, mais uma vez, que não podemos deixar água parada por muito tempo! Evitar a proliferação de doenças como a dengue e a zika também deve fazer parte do aprendizado! 😉
Leia mais: Cisterna vertical facilita o reaproveitamento de água da chuva
– Reutilização de objetos:
Que tal propor a criança brincar de artesão ou inventor? Separe alguns materiais que iriam para o lixo e desafie a criança a criar uma nova função ao objeto. Garrafas pet, latinhas, retalhos… ao usar a imaginação, novas brincadeiras podem ser inventadas e materiais reaproveitados.
Leia mais: Upcycle: seu lixo pode virar material de trabalho para seu vizinho
– Doação de brinquedos:
Incentive a criança a doar aqueles brinquedos que ela não usa mais para creches ou orfanatos. Além de estimular a reutilização, elas ainda farão a alegria da molecada! 😉
Leia mais: Doe vidro para armazenamento de leite materno
– Aproveite os passeios ao ar livre para ensinar:
Ao sair para passear, as crianças querem mesmo é se divertir, mas por que não utilizar esses momentos para ensinar sobre sustentabilidade? Ao ir à praia, ensine a criança a levar sacolinhas para recolher todo o lixo produzido, lembrando que é importante separar os resíduos secos (plásticos, vidros e latas) dos úmidos (restos de alimentos).
Inserir atitudes sustentáveis no dia a dia das crianças poderá despertar uma consciência ecológica que elas levarão por toda a vida. Mas agora vem a dica mais importante: as crianças costumam ser o reflexo das pessoas que vivem ao seu redor, portanto, dê o exemplo! De nada adianta falar tudo que a criança deve fazer se, na prática, os adultos fazem exatamente o contrário. Ensinar significa unir teoria e prática!
E se você utiliza algum método diferente para ensinar sustentabilidade às crianças, conte pra gente nos comentários! Lembre-se: crianças que aprendem sustentabilidade desde cedo têm mais chances de se tornarem adultos mais conscientes! 😉