Foz do Iguaçu é uma cidade encantadora! Além de abrigar as Cataratas do Iguaçu, reconhecida como uma das sete novas maravilhas da natureza, ainda possibilita ao turista conhecer mais dois países em uma única viagem, Argentina e Paraguai. A cidade, que disponibiliza inúmeras atividades ligadas à natureza, possui uma atração a mais para os amantes da sustentabilidade: o primeiro hostel do Brasil feito com contêineres!
Inaugurado há pouco mais de um ano, o Tetris foi construído com 15 contêineres que foram adaptados e transformados em diversos cômodos. Vale lembrar que contêineres são aquelas caixas grandes, geralmente feitas de metal ou fibra, que são usadas para transporte de cargas. Reaproveitar este material é uma atitude mais que sustentável, mas, se você pensa que a sustentabilidade neste hostel termina aí, você está enganado. O hostel foi todo planejado para reduzir os impactos ambientais e uma série de atitudes foram adotadas para que os conceitos de sustentabilidade fossem colocados em prática. Vamos conhecê-los agora!
– Aquecimento solar
A fim de reduzir o consumo de energia elétrica, a água utilizada no hostel é aquecida por aquecedores solares instalados no teto.
– Telhado verde
Para evitar infiltrações e aprimorar o conforto térmico dos cômodos, o telhado do hostel é coberto por uma grama e revestido com uma manta especial.
– Uso de água da chuva
Uma cisterna armazena a água da chuva, que é utilizada posteriormente no sistema hidráulico do hostel, e abastece banheiros e pias.
Leia mais: Condomínio economiza 30% com reaproveitamento de água da chuva
– Isolamento térmico e acústico
Foram utilizadas mais de 100 mil garrafas pet recicladas para ajudar no isolamento térmico e acústico do hostel.
– Móveis reciclados
Alguns materiais que iriam para o lixo foram reaproveitados e transformados em novos móveis. Caixas de frutas viraram prateleiras e carretéis de madeira, após o upcycle, foram transformados em mesas.
– Sistema de tratamento de esgoto
O sistema é feito por zona de raízes: as plantas filtram a água que depois é utilizada para regar os jardins.
– Madeira plástica
Foram usadas madeiras reutilizadas e compostos, evitando o corte de outras árvores.
Gostaram deste hostel? Nós adoramos! Tomara que, em breve, cada vez mais empreendimentos adotem práticas sustentáveis em suas construções. E, se não for possível começar do zero e utilizar contêineres usados, que seja reaproveitando a água da chuva, utilizando energia solar para o aquecimento da água ou reaproveitando materiais que iriam para o lixo. Toda atitude, por menor que pareça, faz a diferença!
Imagens retiradas do Facebook do Tetris.