“In New York, concrete jungle where dreams are made of, there’s nothing you can’t do…” A música Empire State of Mind , do rapper Jay-Z, em parceria com a cantora Alicia Keys, retrata a cidade de Nova Iorque, em tradução livre, como uma “selva de pedra onde os sonhos são feitos”. Esta descrição encaixa-se perfeitamente para inúmeros centros urbanos espalhados pelo mundo, visto que muitas pessoas se mudam para estes locais em busca da realização de seus objetivos pessoais e profissionais. Porém, o sonho de viver uma vida mais sustentável em uma selva de pedra, cercado por áreas verdes, respirando um ar com boa qualidade parece um pouco distante de ser atingido nestes lugares. Mas, será mesmo?
A Cidade do México acaba de apresentar uma solução bastante ousada para inserir mais verde na cidade. Trata-se do maior projeto de naturação do mundo, que consiste em instalar jardins verticais nas colunas do segundo piso do anel periférico, uma via com 30 km de extensão. A ideia é que todas as 1038 colunas da via recebam os jardins verticais, que, além de levarem mais verde a uma região bastante cinza, ainda ajudarão a melhorar a qualidade do ar do ambiente. A Via Verde, como é chamada, irá filtrar mais de 27 mil toneladas de gases, captar mais de 5 toneladas de poeira e processar 10 toneladas de metais pesados.
O projeto, que é financiado pela iniciativa privada, conta com um sistema de irrigação automatizado, que capta a água da chuva do segundo andar e leva até as plantas. Além disso, os jardins contam com um sistema retrátil, que permite a realização de inspeções contínuas para avaliação das colunas de concreto. A primeira fase da Via Verde já foi inaugurada e, em breve, pretende apresentar mais colunas.
Leia mais: Austrália tem edifício com maior jardim vertical mundo
Leia mais: Casa Verde no Vietnã tem jardim vertical diferenciado
Em várias cidades, as perdas de áreas verdes são praticamente irreversíveis e encontrar soluções para inserir mais vegetação nas regiões é um grande desafio. Levar um colorido natural e atrativo para pedestres e turistas tornará as cidades menos cinzas e ainda proporcionará a melhora da qualidade do ar, um dos grandes problemas dos centros urbanos. Em São Paulo, dois jardins verticais já foram instalados em prédios próximos ao Elevado Costa e Silva, o Minhocão, e existe a expectativa de que novos jardins sejam implantados em breve. Compartilhe com seus amigos e vamos torcer para que o verde esteja cada vez mais presente nas selvas de pedra.
Crédito imagens: Facebook Via Verde