Já mostramos aqui no blog a importância que as áreas verdes têm para a nossa saúde. Criar um cantinho verde dentro do condomínio é o sonho de muitos síndicos ligados em sustentabilidade. Mas a gente sabe que, por maior que seja a nossa vontade, nem sempre é possível criar o ambiente que gostaríamos. Falta de espaço e de estrutura é o principal problema enfrentado pelos síndicos. No entanto, quando um projeto é pensado com foco nas áreas verdes, o resultado costuma ser exuberante. E vem do México um exemplo muito bacana, que fará seus olhos brilharem! 🙂

casa-mexico-convida-natureza-para-entrar-nos-ambientes-01Localizado no nível mais baixo de um prédio no lado oeste da Cidade do México, este apartamento gera um diálogo entre o edifício recém-construído e o meio ambiente ao seu redor, entrelaçando o projeto com a paisagem. A intenção do escritório de arquitetura de Sergio Portillo, responsável pelo projeto, era unificar os espaços internos e externos, utilizando, para isso, a vegetação. O resultado foi uma linda casa que convida a natureza para entrar em praticamente todos os ambientes.

casa-mexico-convida-natureza-para-entrar-nos-ambientes-02O processo de design inseriu elementos direcionados que produziram uma série de espaços específicos externos, cuja função está diretamente relacionada à atividade interna do apartamento. Estes ambientes ao ar livre proporcionam ventilação natural ao apartamento e ainda interagem com o interior por meio de áreas semiprivadas.

casa-mexico-convida-natureza-para-entrar-nos-ambientes-03De um lado foram construídos dois terraços unidos por uma pérgula. O primeiro abriga uma sala de estar e jantar, com um jardim vertical formado por caixas de madeira recuperadas do sistema de escoramento usado na construção. O segundo terraço, rebaixado, sugere uma relação mais próxima com a paisagem. Existe ainda uma escada que se conecta com o barranco embaixo da estrutura.

casa-mexico-convida-natureza-para-entrar-nos-ambientes-04Do outro lado, um jardim mais privado se conecta aos quartos, sala de TV e cozinha, culminando em um espaço contemplativo conhecido como Garden Box. Este ambiente aberto foi projetado para uma interação íntima entre o espectador e o jardim. Ou seja, além de estar rodeado pelas áreas verdes que cercam o prédio e pelos diversos jardins instalados dentro da casa, o morador ainda possui um jardim especialmente projetado para ele contemplar e se energizar! Não é sensacional? 🙂

casa-mexico-convida-natureza-para-entrar-nos-ambientes-05casa-mexico-convida-natureza-para-entrar-nos-ambientes-06Definitivamente, este projeto conquistou nosso coração! Enquanto muitos condomínios e casas tentam conseguir um pequeno espaço ou até mesmo uma parede para inserir vegetação, neste apartamento, os jardins são o ponto focal da casa, que se desenvolve a partir deles. Quem curtiria viver em um ambiente assim? Nós, do Blog Condomínios Verdes, com certeza!

 

Fonte e imagens: v2com

Comentários