Com uma vista privilegiada para o Oceano Pacífico, a Casa Vallarta é um oásis de férias que conecta os frequentadores com a natureza ao seu redor. E é justamente o ambiente no qual a moradia está inserida que serviu de inspiração para os arquitetos da Ezequiel Farca criarem uma casa à beira-mar com uma cobertura verde impressionante.
A Casa Vallarta apresenta exuberantes paredes e telhados verdes, que isolam o calor e reduzem a necessidade de condicionadores de ar. Foram plantadas mais de 19.600 plantas de diferentes espécies, que resultaram em 750m² de jardins no telhado e 290m² de cobertura verde nas paredes. Além disso, todo esse verde ajuda a integrar a casa com a paisagem local.
Esta casa à beira-mar também foi projetada a partir de outras premissas sustentáveis. Além de ajudar a regular a temperatura interna, a cobertura verde gera um micro-habitat para espécies locais, como abelhas, aranhas e libélulas. Para regar todos os jardins, águas pluviais são aproveitadas. Os designers optaram ainda por usar paredes de pedra natural e concreto que oferecem refrigeração passiva durante as estações de calor.
Leia mais: Edifício misto possui pequena floresta em Cingapura
Localizada em Puerto Vallarta, no México, a casa oferece todas as comodidades de um local projetado para quem deseja relaxar. Um centro fitness, um home theater, duas jacuzzis, um terraço com piscina e uma fogueira dão o tom aos ambientes. A sala de estar principal e a sala de jantar estão rodeadas por paredes de vidro que se abrem e se unem com a piscina e o terraço, criando uma forte integração do interior com o exterior na área principal da casa.
Com 3.000m² divididos em dois andares, a casa possui ambientes com vidros que vão do chão ao teto e permitem a entrada de luz natural em todos os cantos. Com oito quartos no total, a residência proporciona numerosos espaços de encontro multifuncional para sentar e conversar com familiares e amigos.
Móveis e elementos decorativos foram exclusivamente escolhidos e projetados para se integrar à arquitetura. As cores e os tecidos de linho trazem calor e relaxamento para a casa de praia. O esquema de design de interiores baseou-se no modernismo dos anos 1950 para aprimorar o estilo arquitetônico.
Leia mais: Telhado verde é destaque de estúdio em Londres
O contexto extraordinário em que a Casa Vallarta está inserida conduz todo o design e conecta os frequentadores com as espetaculares vistas do oceano em torno da propriedade. Já imaginou passar as férias em um ambiente como este? 🙂