Se você é apaixonado por bicicleta e gosta de explorar as cidades que visita utilizando a bike como meio de transporte, você precisa conhecer o site www.bikesharingmap.com. Nele você encontra um mapa que mostra vários lugares do mundo que possuem sistemas de compartilhamento de bicicletas. No mapa, também é possível encontrar os sites de cada sistema, para que você possa tirar todas as suas dúvidas e aproveitar o passeio da melhor forma.
Os sistemas de compartilhamento de bicicletas estão invadindo as cidades. Seja através de parcerias com bancos e grandes empresas ou por iniciativas governamentais alugar uma bike para ir ao trabalho ou fazer um passeio vem se tornando uma prática muito comum em várias partes do mundo. Esses programas funcionam de diversas formas e em cada cidade você poderá vivenciar uma experiência diferente. Bikes elétricas, com marchas, bicicletas mais simples… as opções são diversas e a experiência será única.
Em Copenhague, na Dinamarca, por exemplo, existe um sistema de compartilhamento de bicicletas que vai além de pegar uma bike e sair pedalando por aí. Além de oferecer bicicletas elétricas que são recarregadas nas próprias estações usando energia renovável, o sistema Go Bike é conectado com todos os transportes públicos da cidade. Isso é possível, pois, cada bike possui um tablet embutido no guidão, que oferece informações como horários dos transportes, visualização dos percursos e ainda informações sobre pontos turísticos da região.
Leia mais: Casa da Dinamarca mostra ciclismo urbano como estilo de vida sustentável
Além de totalmente sustentável e saudável, conhecer novos lugares pedalando proporcionará que você explore alguns cantinhos que, possivelmente, você não conseguiria conhecer se optasse por passeios em vans ou ônibus. Recentemente, um estudo feito em Nova Iorque constatou que, após a construção de ciclovias, lojas localizadas próximas a estas áreas aumentaram as vendas em até 49%. Isso é ótimo para o comércio e muito bom para os ciclistas, que conseguem aproveitar ao máximo tudo o que o local tem a oferecer.
Então, fica a dica! Na próxima vez que você decidir explorar novas cidades ou regiões, vá de bike! Compartilhe este post com seus amigos e tente organizar um grupo para passear de bicicleta por aí! É saudável e sustentável! 😉
* Todas as imagens: Pixabay