Saiba como e por que economizar água no seu prédio

No post anterior falamos sobre os problemas relacionados à água que mais atingem os edifícios e seus impactos diretos no orçamento condominial. Mas nem só de vilões é composta a jornada diária dos condomínios quando o assunto é água. Ao mesmo tempo em que é considerado o gasto mais alto das despesas fixas de um condomínio, o consumo de água pode e deve ser reduzido, visando não só a preservação do meio ambiente, mas também a diminuição imediata de seu custo mensal.

Ok, legal. Mas a pergunta que não quer calar é: como diminuir o consumo? Levantamos algumas alternativas com efeitos de médio e longo prazo, que podem reduzir em até 30% os gastos com água. Confira:

Medição individualizadaMedir a água individualmente é a melhor opção para controlar o seu gasto particular, pois desta forma cada apartamento paga somente o valor equivalente ao seu consumo interno de água. De acordo com a empresa ISTA Brasil, especializada em criar medição individual de consumo de água, a redução no consumo pode chegar a 30%. 

Auditoria de vazamentosVerificar e acompanhar de perto os possíveis locais de vazamento de cada uma das unidades de um condomínio é fundamental para evitar o gasto desnecessário. Só através de uma manutenção preventiva é possível estar preparado para corrigir os vazamentos antes que os mesmos se transformem em desperdício.

Água de reusoSe o primeiro passo é verificar os desperdícios dentro do seu apartamento, o segundo é pensar em formas de economizar o consumo nas áreas comuns do condomínio. Atividades que não exigem água 100% limpa podem ser feitas com água de reuso, uma água tratada que somente não é própria para o consumo humano. A manutenção de jardins e a lavagem de calçadas, por exemplo, são situações em que esta água pode ser utilizada. O mesmo vale para os sanitários. Semanalmente, a CEDAE armazena cerca de 88 mil litros de água para suprir estas demandas no Rio de Janeiro.

Produtos econômicos – A redução de gastos com água também ganha reforço através de equipamentos econômicos. Para quem busca design e tecnologia, a linha de produtos sustentáveis da Deca pode ser uma alternativa.

Entre suas peças destacam-se válvulas com acionamento para dejetos sólidos e líquidos, mictórios e torneiras que utilizam a mesma água gasta na lavagem das mãos e temporizadores para chuveiros.

E aí, já está pronto para começar a reduzir seu consumo? Lembre-se que as ações e dicas acima só terão sucesso se implantadas junto a um processo de conscientização, tanto no seu condomínio, quanto na sua vida social. Educar é verbo de ordem na preservação de um recurso tão valioso como a água. Sem as mudanças de comportamento, as estruturais acabam sendo ineficazes a longo prazo.

Comentários