Síndica organiza campanhas de cunho social e mobiliza condomínio
O Condomínio do Edifício Bandeirante Capitão Domingos, no bairro Todos os Santos, é o terceiro finalista do Prêmio Secovi Rio 2014. Com ações que passam pelas áreas social, de saúde e sustentável, a síndica Maria Auxiliadora Cavalcanti não só gerou redução de custos, mas também promoveu uma verdadeira mudança de comportamento entre os seus condôminos.
Responsabilidade SocialNem o grande número de moradores desanimou Maria Auxiliadora a investir em ações de cunho sustentável e social – são 144 apartamentos divididos em dois blocos de 12 andares cada. Entre campanhas para coleta de leite materno, recolhimento de donativos para as vítimas das enchentes da Região Serrana, em 2011, e arrecadação de alimentos para o Haiti, a síndica conta como surgiu essa ideia de mobilizar os moradores.
“Comecei buscando ajuda para oferecer lanche para crianças de um orfanato. Conversei com algumas moradoras e consegui apoio. A partir daí passei a divulgar em cartazes pelo condomínio as causas sociais que eu tinha conhecimento, para quem quisesse contribuir. A resposta foi muito boa, todo o prédio está engajado e isso me deixa muito feliz” – conta Maria Auxiliadora.
Ações sustentáveis para economia
Além da coleta seletiva, realizada há mais de cinco anos e que gera renda para compra de cestas básicas para os empregados da limpeza, o condomínio focou em economia de energia. Para tanto, Maria Auxiliadora investiu em diversos pontos: troca das bombas de exaustão dos banheiros por modelos mais modernos e econômicos; reforma no painel de controle de luz de todo o prédio de acordo com normas da ABNT; modernização dos elevadores (reforma da parte elétrica) e a troca da iluminação das áreas comuns por lâmpadas de LED. O resultado? Uma economia de quase 40% em energia elétrica.
Leia também: Economize energia com lâmpadas de LED
Todo esse cuidado e empenho da síndica em transformar o seu condomínio em um lugar melhor para se viver levou o edifício a concorrer ao Prêmio Secovi Rio 2014.
“Tudo que for pra ajudar eu me esforço para conseguir. Eu acho que não custa nada a gente dar um pouquinho de nós pra ajudar a quem precisa”. – finaliza a síndica.